filmes-e-series-para-conhecer-os-atendimentos-oferecidos-pela-clinica-humanas

Filmes e séries inspiradoras para conhecer mais sobre as áreas atendidas pela Clínica Humanas

Além de contribuir para a saúde mental com momentos de descontração e relaxamento, um bom filme ou uma boa série também proporcionam a possibilidade de conhecer mais sobre determinado tema, especialmente quando este é aplicado a uma história de vida. 

Pensando nisso, a Clínica Humanas separou uma lista com dicas de filmes e séries que discutem questões importantes relacionadas aos cuidados que oferecemos em nossos atendimentos.

Procure um lugar aconchegante, prepare a pipoca e dê o play!

Viver duas vezes (2019) | Alzheimer

O filme conta a história de Emilio (Oscar Martínez), um professor universitário de matemática que vê seu raciocínio e suas habilidades com os números serem afetados pelo Alzheimer. Após o diagnóstico e os episódios de avanço da doença, Emilio teme perder também as memórias que guarda de Margarita, seu amor da adolescência, e decide procurá-la com a ajuda da sua filha Julia (Inma Cuesta) e, principalmente, de sua neta Blanca (Mafalda Carbonell).

Com muita sensibilidade, a trama discute os desdobramentos do Alzheimer e os conflitos que afloram na família ao tentar lidar com a doença e entender as novas formas de se relacionar. Pelo olhar da diretora Maria Ripoll, o filme espanhol destrincha as fases do Alzheimer desde o diagnóstico, passando pela negação, até os reajustes que precisam ser feitos para garantir uma qualidade de vida ao paciente e aos seus cuidadores.
O filme está disponível na Netflix.

Chocolate (2019) | Cuidados paliativos

Chocolate é uma série sul-coreana, dirigida por Lee Hyung-min, que tem como principal locação uma unidade de cuidados paliativos. A trama tem como protagonistas Lee Kang (Yoon Kye-sang), um renomado cirurgião, seu primo Lee Joon (Jang Seung-jo) e a chef de cozinha Moon Cha Young (Ha Ji-won).

A série se desenvolve a partir dos encontros e desencontros entre Lee Kang e Moon Cha Young, mas também dedica um destaque para as reflexões acerca da morte, espiritualidade e os momentos de passagem. Para isso, aplica uma visão prática que destaca a importância dos cuidados paliativos humanizados, desmistificando a ideia de finitude.

As refeições têm um papel central na série, especialmente, no que diz respeito a esses cuidados. A partir das comidas preparadas com amor por Moon Cha Young, os pacientes acessam também suas memórias afetivas. 

A série está disponível na Netflix.

Meu pai (2020) | Demência 

Vencedor do Oscar 2021 de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator, ‘Meu pai’ é um filme que ambienta as confusões mentais de Anthony (Anthony Hopkins), que apresenta episódios de demência e dificuldade de discernimento entre a realidade e a fantasia.

A trama se desenvolve a partir da relação entre Anthony e sua filha Anne (Olivia Colman), evidenciando os desafios de enfrentar e acompanhar alguém com demência. Com muita sensibilidade e precisão por Florian Zeller, o filme imprime no espectador a confusão que Anthony enfrenta, inserindo e retirando objetos, pessoas ou memórias do foco narrativo sem muita explicação.

O filme pode ser encontrado na Amazon Prime Video.

Como estrelas na terra (2007) | Dislexia

Ishaan Awasthi (Darsheel Safary) é o protagonista desse filme indiano, que discute a dislexia sob o ponto de vista das relações familiares e escolares em torno do menino de oito anos. Ishaan apresenta baixo desempenho escolar por não conseguir se concentrar nas atividades, o que resulta em constantes episódios de bullying entre os colegas e pressão psicológica no ambiente familiar. 

Tudo muda com a chegada do professor de artes Nikumbh (Aamir Khan), que por também ser disléxico, reconhece as dificuldades do menino e aplica técnicas que aprimoram o ensino-aprendizagem. Além de discutir o assunto em sala de aula e explicar a dislexia, o professor cita pessoas influentes que também sofriam com dislexia, como Agatha Christie e Pablo Picasso.

O filme está disponível na Netflix.

Float (2019) | Autismo

A animação de 10 minutos conta a história de Alex e seu pai. Alex é um bebê que tem o poder de flutuar e isso provoca desaprovação e julgamentos por parte dos vizinhos, fazendo com que seu pai tente protegê-lo.

Com uma linguagem sensível, o curta-metragem utiliza essas metáforas para discutir a rotina de pais que cuidam de crianças autistas ou com outras condições neurotípicas, evidenciando os medos, os desafios e os aprendizados.

O filme escrito e dirigido por Bobby Rubio é dedicado ao seu filho autista. Float está disponível na Disney+.

Sobre a Clínica Humanas
A Clínica Humanas é um centro de medicina e reabilitação, focada em tratamentos nas áreas de Fonoaudiologia, Pediatria, Fisioterapia, Psicologia, Otorrinolaringologia e Terapia Ocupacional. Agende sua consulta em Brasília: Asa Sul: (61) 3245-1222 | (61) 99219-8052, Jardim Botânico: (61) 3264-5222 | (61) 99108-9679.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.